Abordagens







Fraldas de pano: de olho na ecologia
Nem todos sabem, o poliacrilato de sódio (floc gel) é o grande vilão das alergias, pois algumas fraldas são tão absorventes que absorvem inclusive a umidade da pele sensível do bebê, o que praticamente gera uma venda casada com as pomadas contra assaduras. Questões como essa levaram uma fabricante de babyslings a projetar fraldas de pano, com formato semelhante ao descartável, incluindo camada impermeável e ajustável ao bebê através de velcro.
http://absoluta-filhos.blogspot.com/2010/04/fraldas-de-pano-de-olho-na-ecologia.html

Yoga: uma boa para as grávidas!
A dor do parto, em grande parte, é uma espécie de mantra que a desinformação da nossa cultura impregnou no coração de toda mulher que engravida. O despreparo acaba engolfando a gestante no ciclo vicioso do medo, tensão e dor. Mas você pode trocar tudo isso por endorfinas e bem-estar, preparando-se muito conscientemente para o parto. Uma das ferramentas mais eficientes para isso é o yoga, como ensina Fabiana Panassol.
http://absoluta-filhos.blogspot.com/2010/04/yoga-uma-boa-para-as-gravidas.html

Seu filho tem dificuldade de fala e aprendizagem?
É pela fala que as pessoas se expressam para o mundo. São nos primeiros anos de vida que a criança deve ser observada com atenção quanto ao seu desenvolvimento de linguagem.
Por conta disso, a fonoaudióloga Carla Machado de Figueredo nos dá algumas dicas para identificarmos o que é normal no desenvolvimento infantil e o que pode indicar que a criança precise de um acompanhamento de um profissional para desenvolver-se de forma sadia e plena.
http://absoluta-filhos.blogspot.com/2010/04/seu-filho-tem-dificuldade-de-fala-e.html

Shantala: bebê também merece massagem! - I
Vinda do Oriente, a técnica alivia cólica e insônias, equilibrando o bebê físico, emocional e energeticamente. Seu toque sutil é capaz de romper tensões, bloqueios, nódulos, prevenindo problemas futuros.
Cristine Kliemann, terapeuta especializada, traça um retrato panorâmico do tema, falando do histórico, dos resultados efetivos e sugere alguns exercícios.
http://absoluta-filhos.blogspot.com/2010/04/shantala-bebe-tambem-merece-massagem.html

Shantala: bebê também merece massagem! - II
Na segunda parte da abordagem, a doula Fabiana Panassol, professora especializada no tema, aprofunda mostrando em detalhes a série de efeitos fisiológicos que a massagem ativa, e ainda nos ensina alguns exercícios e movimentos.
http://absoluta-filhos.blogspot.com/2010/04/shantala-bebe-tambem-merece-massagem-ii.html

Índigos, as crianças de uma Nova Era
Um fenômeno nem tão recente entre as crianças começa a chamar a atenção de educadores, terapeutas e até esotéricos. Uma geração especial sinaliza ter uma clareza impressionante, alta sensitividade e criatividade, além de muita inteligência emocional e espiritual.
Como “efeitos colaterais”, esse DNA sutil apresenta uma série de fragilidades ou meramente diferenças com relação ao padrão, que na maioria dos casos têm sido traduzidas como problemas de personalidade.
Para clarear a questão, convidamos uma especialista para conceituá-la - até porque muitas dessas crianças hoje já são adolescentes e jovens, e o assunto é urgente e quase desconhecido. Ingrid Cañete é psicóloga, consultora, escritora e professora universitária, já publicou dois livros sobre o assunto, e nos fala aqui sobre os assim chamados “índigos ".
http://absoluta-filhos.blogspot.com/2010/04/indigos-as-criancas-de-uma-nova-era.html

Cristal: uma geração em auxílio aos Índigos
Dando seqüência aos estudos sobre crianças da Nova Era do artigo anterior, trazemos informações básicas sobre as Crianças Cristal, que são muito recentes no planeta e vibram em freqüência energética ainda mais elevada do que a dos Índigos. Quem nos fala dessa geração muito sutil é Ingrid Cañete, psicóloga especialista no tema, e representante do Brasil na Rede Latino Americana Índigos.
http://absoluta-filhos.blogspot.com/2010/04/cristal-uma-geracao-em-auxilio-aos.html

Slings, beleza e praticidade de uma tradição ancestral
Alças de pano fazem mágica na hora de carregar uma cria. Os modernos babyslings são tiras de algodão ajustáveis que retomam uma prática muito antiga entre mães de diversas culturas, tanto no ocidente quanto no oriente. Além de aliviar o trabalho, geram o retorno do toque, do “estar junto” como alternativa para fortalecer e re-estabelecer vínculos familiares. Absoluta pinçou uma fabricante destes instrumentos, e puxou detalhes.
http://absoluta-filhos.blogspot.com/2010/04/slings-beleza-e-praticidade-de-uma.html

Florais para as crianças também
Essências florais são ferramentas de suporte vibracional aplicáveis a uma série de emoções e desajustes psicológicos, com eficiência comprovada pela prática há várias décadas. O que muita gente não sabe é que nossos filhos também podem tomar seus florais.
http://absoluta-filhos.blogspot.com/2010/04/florais-para-as-criancas-tambem.html

Adoção: a construção da família afetiva
Amor de vínculo é o que se estabelece no compromisso, no dia a dia, no tecer a vida. Pois o privilégio das pessoas que adotam uma criança é a gravidez psicológica e voluntária pois a decisão de adotar é algo consciente e gestado no coração e na mente. Rute Rodrigues, psicóloga especialista em terapia de famílias e casais, aborda várias facetas sutis do processo de adotar.
http://absoluta-filhos.blogspot.com/2010/05/adocao-construcao-da-familia-afetiva.html



...................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Série Temática Edição Absoluta/Filhos. Coordenação e Design: RICARDO MARTINS.