Quando a barriga é show...

Valéria Grywacz fotografa grávidas há quase 10 anos e conta aqui o barato cósmico da sua arte.
O trabalho começa com uma conversa entre a fotógrafa e a grávida. Ambas precisam conhecer o ambiente onde as fotos vão acontecer, que adereços podem ser usados, como é o clima do lugar... Cada grávida tem suas peculiaridades e preferências, e é isso que conta. Vale uma flor do jardim, um lenço, um detalhe da casa... a produção é simples e a protagonista é a barriga. Conversa afinada, basta mergulhar neste universo e algo especial se revela. A beleza sagrada se eterniza num flash.

Fotografo grávidas. Desde 1998, quando fui convidada pela primeira vez a fotografar uma mulher às vésperas de ir para a maternidade, a Florência. Aproveitando o clima de sua casa, a luz natural dos cômodos, seus objetos de decoração e roupas preferidas, assim como seus desejos, tentei chegar ao mais próximo possível do que, mesmo com aquele enorme barrigão, Florência sempre foi. Não queria que, diante de minha câmera intimidante, ela perdesse a espontaneidade, seu jeito sereno de ser, sua espiritualidade marcante e, agora, os hábitos e manias de uma pessoa completamente apaixonada pela idéia de trazer ao mundo seu primeiro filho. E deu certo.
Aquela experiência se revelou um ritual e passei a segui-lo.
Vieram então outras tantas barrigas, outros tantos ensaios fotográficos. Quando fiquei grávida de Joana, minha Joaninha, entrei na brincadeira. Fui capturada tanto pela maravilha de ter agora “O Meu Barrigão” como pelas lentes da máquina de uma amiga fotógrafa, a Cacá Monteiro. Vaidosa que só, pensava comigo: agora é a minha vez, a vez da minha barriga entrar para a História. Só uma mulher grávida sabe o que é ter o “rei na barriga”, e como isso é marcante, como deveria ser registrado!
Ser fotografada me fez sentir na pele o quão importante (e delicioso) é para uma grávida ficar assim, exibindo sua barriga e, em seguida, ver suas fotos correndo de mão em mão e parando nos álbuns fotográficos.

Entendi que, mesmo com os gastos enormes que envolvem a gravidez, é importantíssimo registrar com a ajuda de um profissional e de seu terceiro olho, que espia tudo com admiração e respeito esse momento único na vida de nós, mulheres. Afinal, quando isso ocorrerá novamente?
E foi assim que me especializei.

Trabalho agora para imortalizar no tempo e na memória um momento único na vida de milhares de mulheres e seus parceiros. Se assim não fosse, o que seria das barrigas pequenas, médias, enormes, imensas deste mundo?! Das barrigas que crescem de mansinho, mas que parecem explodir de um dia para o outro? Das barrigas que carregam pacientemente durante nove meses um ser prestes a roubar a atenção de todos da família? Das barrigas imaginárias de maridos sedentos por ter uma como a da esposa? E até mesmo das casas que passam por uma reforma e tanto só para receber um novo habitante? Como é que alguém se atreve a não registrar essa experiência para SEMPRE?! Hoje meu trabalho não consiste apenas em cliques e flashs mas, sim, em respeitar e realizar este ritual que respeito profundamente. Sei o quanto é importante para uma grávida ver seu ambiente, seu ninho, suas vontades, suas coisinhas, seus desejos e fantasias serem respeitados. Com carinho e muita conversas, juntas, congelamos no tempo um estado de ser.

Valéria Grywacz
Fotógrafa
www.retratosdegravidas.com
retratos@retratosdegravidas.com
São Paulo/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Série Temática Edição Absoluta/Filhos. Coordenação e Design: RICARDO MARTINS.