Seu filho tem dificuldade de fala e aprendizagem?

É pela fala que as pessoas se expressam para o mundo. A comunicação, portanto, é fundamental para o desenvolvimento do Ser humano e tem papel de extrema importância no processo de socialização e da aprendizagem escolar já que é no começo de nossa jornada que se definem nossas facilidades e dificuldades para a vida adulta. São nos primeiros anos de vida que a criança deve ser observada com atenção quanto ao seu desenvolvimento de linguagem.
Por conta disso, a fonoaudióloga Carla Machado de Figueredo nos dá algumas dicas para identifica
rmos o que é normal no desenvolvimento infantil e o que pode indicar que a criança precise de um acompanhamento de um profissional para desenvolver-se de forma sadia e plena.

É muito comum a preocupação dos pais com o desenvolvimento de seus filhos e inevitável comparação deles com seus amigos e colegas, atitude que pode gerar angústia para a criança. Hoje em dia, todo pai sabe que, se o filho apresenta alguma alteração na dentição, deve procurar um odontólogo mas, como a fonoaudiologia é um ramo recente e ainda pouco difundido, não há o mesmo cuidado quanto aos problemas de desenvolvimento da linguagem que, por sinal, têm alta incidência nos primeiros anos de vida.
O desenvolvimento da linguagem depende de uma série de fatores biológicos e psíquicos. Embora haja variações de criança para criança, os pais devem estar bem atentos quanto a alguns fatores para poderem prestar devida ajuda, evitando futuros transtornos.

ATRASO DE LINGUAGEM - Caracteriza-se quando a criança não segue a cronologia esperada para o desenvolvimento da linguagem.
2 meses - ela começa a produzir alguns sons, são vocalizações (emissão prolongada de vogais).
6 meses - iniciam os balbucios, são repetições de sílabas. Ex: mamã.
A partir do oitavo mês - a criança começa a se comunicar por meio de gestos.
A partir de 1 ano - irá falar suas primeiras palavras e formar frases. Usa gestos aprendidos no círculo familiar como dar tchau, mandar beijo, afirmar/negar com a cabeça.
2 anos - fala frases simples e imita palavras ouvidas no seu meio.
3 anos - boa comunicação verbal, expressa idéias simples e faz questionamentos.

DESVIO FONOLÓGICO (TROCAS NA FALA) - É a omissão de letras mais difíceis ou a troca por letras mais simples. Ficar atento se este processo permanecer após 3/4 anos de idade.
4 anos - deve ser capaz de pronunciar as letras p - t - k - b - d - g - m - n - nh - v - f - z - s- j/g - ch/x - L - lh
4/5 anos - domínio da pronuncia das letras R (rio), r (barata);
5/6 anos - domínio da pronuncia das letras r e L no grupo consonantal (preto, flauta), s,l, r, n final (pasta, papel, porta, canto).

DISFLUÊNCIAS (GAGUEIRA) - São repetições, prolongamentos e bloqueios na fala. Podem ser classificadas em:
Disfluências comuns: presentes na fala de qualquer pessoa;
Disfluência fisiológica: quando as disfluências apresentam-se com uma maior freqüência na fala de algumas crianças que se encontram na fase de aquisição de linguagem;
Disfluência patológica (gagueira): apresenta também tensão, uso de tiques, frustração e medo.

DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA - Uma criança que apresenta dificuldade na leitura e escrita, mesmo tendo todos os meios para um bom aprendizado, pode se enquadrar nos casos de distúrbio de leitura e escrita, dislexia e disortografia, precisando, nestas situações, de acompanhamento fonoaudiológico.

Nas alterações de leitura e escrita: dificuldades na leitura (decodificação, compreensão), dificuldades na estruturação do texto, dificuldades ortográficas, etc.
O encaminhamento precoce é fundamental, já que toda a aprendizagem do conteúdo escolar depende do sucesso da criança no ato de ler e escrever.

Dicas para estimular a fala da criança:
Reaja sempre a qualquer som que a criança falar
Indicar e ensinar sempre o nome dos objetos e das pessoas
Usar sempre frases objetivas e claras, sem vocabulários difíceis
Deixar a criança sempre brincar com outros da sua idade
Converse com a criança sempre que possível
Respeite o tempo da criança
Ajude-a formar frases
Contar histórias antes de dormir
Fale sempre de maneira correta e clara com a criança

Lembre-se: É pela fala que as pessoas se expressam para o mundo. É no começo de nossa jornada que se define nossas facilidades e dificuldades para a vida adulta.

Carla Machado de Figueredo
Fonoaudióloga
carla.mfigueredo@yahoo.com.br
Porto Alegre/RS

2 comentários:

  1. Como posso ajudar a minha filha que tem 2 anos e 5 meses a falar?????/

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  2. Nicolau, mande email para a autora do artigo:
    carla.mfigueredo@yahoo.com.br

    luz e paz.

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Série Temática Edição Absoluta/Filhos. Coordenação e Design: RICARDO MARTINS.