Nem todos sabem, o poliacrilato de sódio (floc gel) é o grande vilão das alergias, pois algumas fraldas são tão absorventes que absorvem inclusive a umidade da pele sensível do bebê, o que praticamente gera uma venda casada com as pomadas contra assaduras.
Questões como essa levaram uma fabricante de babyslings a projetar fraldas de pano, com formato semelhante ao descartável, incluindo camada impermeável e ajustável ao bebê através de velcro. Veja o depoimento de Bettina Lauterbach, parceira do Absoluta.
Você trocaria 65 fraldas de pano por 5.500 fraldas descartáveis? Uma questão minha, sua e de todos nós!
Se alguém te oferecesse esta troca, qual seria sua reação? Usar fraldas descartáveis faz parte do pacote de praticidades que a vida moderna nos oferece. Usou, joga fora e pega outra, simples assim. A princípio, algo sobre o qual eu como mãe nunca pensei muito a respeito. Minhas duas filhas usaram fraldas descartáveis. Um total de 5.500 fraldas nos primeiros 24 meses de vida de cada uma, ou seja, 11.000 fraldas. A cada troca, ouvia minha avó questionando sobre o futuro do mundo e a poluição plástica, coisas de uma senhora de 90 anos de idade, eu pensava.
Trabalho com babyslings (faixas para segurar bebês junto ao corpo) e algumas mães me questionavam se eu não poderia fabricar fraldas de pano para elas, o que me fez parar e pesquisar sobre fraldas. O que é uma fralda para você? Um pedaço de pano branco, que é dobrado em forma de triângulo e ajustado na criança através de um alfinete de segurança (joaninhas) ou fita crepe? Em parte, correto.
Como tornar isso mais prático, eficiente e por que não charmoso? Através da Internet, uma pesquisa nos mostrou que, nos EUA e na Europa, a preocupação com o fato é muitas e muitas vezes maior, existem vários modelos e muitos movimentos a favor de seu uso. Isso nos animou e iniciamos nosso trabalho com as fraldas de pano. Uma fralda de pano com formato semelhante ao descartável, completa, com uma camada impermeável (para evitar vazamentos) e ajustável ao bebê através de velcro. Lavável na máquina. Sujou, lavou, secou e está pronta para ser usada novamente. Toda fralda em uma única peça.
Quando optamos por usar fraldas descartáveis numa criança, deveríamos pensar nos seguintes fatos:
- nos primeiros dois anos de vida, são utilizadas 5.500 fraldas;
- uma fralda leva 450 anos para se reintegrar ao meio ambiente, contaminando o solo e nossos lençóis freáticos; se for incinerada, há liberação de dioxinas (produto cancerígeno e tóxico);
- 1,5 a 2% do lixo doméstico de um município são compostos por fraldas (em Porto Alegre, isso corresponde entre 24 e 32 toneladas de fraldas/dia);
- para fabricar 5.500 fraldas, são consumidas 5 árvores, hoje em dia, a indústria de fraldas consome um bilhão de árvores por ano, no mundo inteiro;
- o poliacrilato de sódio (conhecido com floc gel) é o grande vilão das alergias, pois algumas fraldas são tão absorventes que absorvem inclusive a umidade da pele sensível do bebê, o que praticamente gera uma venda casada com as pomadas contra assaduras (umidificantes para proteger a pele).
Você sabia que muitas mães usam fraldas de pano e amido de milho contra assaduras? E vivem bem, obrigada!
Enfim, o uso de fraldas descartáveis ou de pano é uma opção de cada família, impossível negar a praticidade das descartáveis, mas impossível também fecharmos os olhos para todo o resto que vem junto. O "todo" também faz parte de uma relação custo-benefício que deixaremos para nossos descendentes! E, se você quiser experimentar, entre em contato, será um prazer poder ajudar.
Bettina Lauterbach
Empresária
http://www.babyslings.com.br
bettina@babyslings.com.br
GRAMADO/RS
Fotos
Arquivo pessoal
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário