Florais para as crianças também

Essências florais são ferramentas de suporte vibracional aplicáveis a uma série de emoções e desajustes psicológicos, com eficiência comprovada pela prática há várias décadas. O que muita gente não sabe é que nossos filhos também podem tomar seus florais.

Rock Rose, Clematis, Impatiens e, principalmente, o unânime Rescue Remedy (indicado para todos os males) são termos bastante conhecidos por pessoas que desejam se livrar de ansiedade, insônia, tristeza e outros incômodos psicológicos. O que elas mais querem é uma vida mental saudável sem a necessidade de calmantes e ansiolíticos. Por isso, optam pelos florais de Bach, do cerrado, de Minas e de outros que seguem a mesma linha do tratamento lançado pelo médico inglês Edward Bach. Mesmo considerados naturais, será que crianças também podem se beneficiar deles?
Para o terapeuta floral Francisco Gouveia, essa é uma boa opção para as crianças que sofrem muitas emoções e atravessam períodos de estresse.
– Lidar com as emoções durante a infância pode ajudá-las a crescer felizes e saudáveis – afirma.
A terapeuta floral Maria Aparecida das Neves explica que os pequenos reagem bem aos florais e, na maioria das vezes, muito mais rápido que os adultos.
– Eles são puros, viveram poucas frustrações e não acumularam sentimentos negativos – justifica.
E acrescenta: as essências florais não mudam a personalidade da criança, mas trazem de volta a harmonia e o equilíbrio da mente no seu desenvolvimento, além de ajudá-las a enfrentar mais felizes as situações da vida. Muitos pediatras, porém, são reticentes quando questionados sobre o uso de florais pelos pequenos.
Francisco Gouveia diz que é preciso levar em conta não só o comportamento da criança quando ela está com algum problema, mas também sua atitude na escola, em casa, diante das dificuldades da vida.
– Todas as informações são de grande valia para identificar os florais certos, que vão resgatar o equilíbrio emocional e trazer de volta a alegria à criança – diz o terapeuta, que afirma que toda a família deve participar do processo terapêutico.

O tratamento natural poderia ajudar no enfrentamento de problemas como timidez, medo, descontrole, conflito de sentimentos, tormentos mentais, insegurança, indecisão, apatia, resignação, tristeza, melancolia, desmotivação, desânimo, abatimento, cansaço mental, preguiça, insatisfação, autoestima baixa, dificuldade de aprendizagem e concentração, nostalgia, falta de energia, agressividade, solidão e impaciência.

– Podem ajudá-los a enfrentar situações como, por exemplo, a separação dos pais ou adaptação às situações novas que causem estresse. Os resultados são percebidos em duas semanas – garante Gouveia.
O uso, no entanto, exige cautela, pois os florais não substituem o tratamento convencional nos casos mais graves, diz a clínica-geral Márcia Mossurunga. Para ela, a medicina alopata não exclui as práticas alternativas.

Variedade de essências
Os florais de Bach são conhecidos mundialmente e usados por milhões de pessoas. As essências são extraídas de plantas e flores e diluídas em álcool ou, em casos especiais, em água. A terapeuta Nei Naif, no livro Florais do Mundo, explica que cada tipo de líquido é indicado a uma emoção específica. Pode ser tomado individualmente ou misturado, segundo a orientação do terapeuta, de acordo com o que estiver sentindo.

Fonte: ZH/Meu Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Série Temática Edição Absoluta/Filhos. Coordenação e Design: RICARDO MARTINS.