Shantala: bebê também merece massagem! - II

Já vimos as noções básicas sobre Shantala, a massagem para bebês que o obstetra Fréderic Leboyer aprendeu em viagem à Índia: Cristine Kliemann, terapeuta especializada, nos mostrou que a finalidade da técnica é aliviar cólicas e insônias, equilibrando o bebê física, emocional e energeticamente.
Agora, a doula Fabiana Panassol, professora especializada no tema, mostra em detalhes a série de efeitos fisiológicos que a massagem ativa, e ainda nos ensina alguns exercícios e movimentos.


"Ser levados, embalados, acariciados, pegos, massageados, constitui para os bebês, alimentos tão indispensáveis, senão mais, do que vitaminas, sais minerais e proteínas. Se for privada disso tudo e do cheiro, do calor e da voz que ela conhece bem, mesmo cheia de leite, a criança vai se deixar morrer de fome." Frédérick Leboyer

Para dar boas vindas a um bebê, não há nada melhor do que acariciá-lo e massageá-lo delicadamente. Um jeito gostoso de mãe e filho se conhecerem.
O Oriente descobriu há milênios que o toque é essencial para o desenvolvimento integral do ser humano. Aprendizado este que, pouco a pouco, vem conquistando nossa atenção.
Nos bebês, a pele é o primeiro sentido, ela transcende a tudo. A pele é que sabe, é onde tudo começa.
A Shantala é mais do que uma técnica, é uma mensagem de amor que os pais podem passar aos seus filhos através do toque, pois carícias fazem bem ao corpo e à alma e quanto mais cedo têm início, melhor. No ventre materno, o bebê tem uma vida muito rica em sensações e sons, a massagem proporciona então o reencontro com essa riqueza infinita, criando um referencial de apoio e proteção durante os primeiros meses de vida, pois o toque é alimento tão indispensável quanto vitaminas e sais minerais.
O bebê, por encontrar um contato tão intenso, vai formando uma personalidade sadia, percebendo o mundo de forma agradável, sentindo-se aceito e bem quisto com o passar do tempo, adquirindo segurança e uma boa auto-estima.

Um conjunto onde tudo interage - A Shantala é um sistema cuja seqüência estimula automaticamente muitos pontos de vários meridianos, de tal forma que se consegue influenciar beneficamente todos os órgãos do corpo de uma criança, harmonizando-os ou ativando-os se estiverem desvitalizados.Por meio da massagem, o corpo produz endorfinas, hormônios neurológicos que podem reforçar sensações como calor, amor, amizade, aconchego. Além disso, o sistema imunológico também é reforçado, pois os impulsos energéticos da sensação de prazer aumentam a pulsação em todos os sistemas e órgãos do corpo. As tensões se dissolvem e se esvaem. O sono fica mais profundo e o corpo mais resistente a doenças.
Shantala é excelente para os sistemas circulatório e linfático da criança, pois ativa a circulação sangüínea local. Atua beneficamente regulando a pressão arterial e aumenta a distribuição de sangue para os órgãos internos, músculos, tecidos. Também é benéfico para o sistema respiratório, aumentando a amplitude da capacidade respiratória. Para o sistema digestivo, alivia cólicas, gases e prisão de ventre. Alongando os músculos e trabalhando as articulações, a Shantala não produz efeitos dolorosos, conduzindo sempre a criança a uma sensação de bem-estar.
A partir dos 30 dias de vida do bebê, a Shantala pode e deve ser aplicada. O ambiente necessita estar calmo, utilizando-se música suave, sem interrupções com telefonemas e conversas, é importante a mãe estar tranqüila e relaxada para deixar a energia passar. É aí que se ganha plenitude, à medida que dá.

Na prática - A aplicação tem duração em média de 30 minutos, mas varia de acordo com cada ritmo. A massagem é composta de 22 movimentos e três exercícios complementares (feitos da esquerda para a direita e de cima para baixo, seguindo o fluxo energético do corpo).
Utiliza-se óleos naturais sobre a pele para facilitar as manobras feitas com as mãos. Os movimentos são suaves, porém firmes. Existe uma harmonia, uma seqüência e direção feitas lenta e atentamente para conduzir o corpo ao prazer e relaxamento.
É muito importante seguir toda a seqüência da massagem, onde se faz uma purificação áurica no início. Massageia-se todo o corpo do bebê, inclusive o rosto e os exercícios complementares trabalham toda coluna vertebral, liberando-a de qualquer tensão.
Provoca-se a abertura e o relaxamento das articulações da bacia, particularmente de suas junções com o sacro e a base da coluna vertebral. É também uma ginástica passiva das articulações, atuando sobre os ligamentos. No final, dá-se um banho especial para relaxamento do bebê.
Durante a massagem é preciso respeitar o silêncio. O silêncio ajuda a concentração. Aprende-se uma nova forma de comunicação: com os olhos, com as mãos, com o nosso ser.

Exercícios Complementares - Para liberar as tensões das regiões cervical e dorsal, da caixa torácica e a respiração superior, segure as mãozinhas do bebê e cruze os bracinhos sobre o peito, fechando e abrindo.
Para liberar as tensões das vértebras, em especial as lombares, segure um pé do bebê e a mão do lado oposto, cruzando braço e perna, de forma que o pé se aproxime do ombro e a mão da coxa oposta. Repita o movimento do outro lado.
Para relaxar as articulações da pélvis e dos ligamentos com a base da coluna, segure os dois pés, cruzando as perninhas sobre a barriga do bebê. Em seguida, abra as perninhas da criança, estenda e cruze novamente, invertendo a posição.

Fabiana Panassol
Professora de Shantala, Yoga para gestantes e Yoga Baby. Doula e Educadora Perinatal.
http://www.luzmaterna.net
doulafabiana@yahoo.com.br
PORTO ALEGRE/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Série Temática Edição Absoluta/Filhos. Coordenação e Design: RICARDO MARTINS.